Como funciona a cirurgia endoscópica da coluna
Principais indicações da cirurgia endoscópica de coluna:
- Hérnia de disco lombar ou cervical
- Estenose do canal vertebral (estreitamento do canal onde passam os nervos)
- Cisto sinovial
- Dor radicular persistente (ciática ou braquialgia)
- Casos refratários ao tratamento conservador (fisioterapia, medicação, bloqueios)
A endoscopia da coluna é especialmente indicada para pacientes que desejam uma recuperação mais rápida ou que já passaram por outras cirurgias na coluna. Por ser menos agressiva, ela também é uma excelente alternativa para quem apresenta condições clínicas que limitam a realização de grandes cirurgias.
Vantagens da cirurgia endoscópica:
- Incisão menor e sangramento mínimo
- Pós-operatório com menos dor
- Alta hospitalar no mesmo dia
- Retorno precoce às atividades profissionais e pessoais
- Menor risco de infecção e complicações
- Preservação da anatomia da coluna
A cirurgia endoscópica da coluna apresenta alta taxa de resolução dos sintomas, com menor tempo de internação e melhores resultados funcionais a longo prazo.
A decisão pelo tratamento cirúrgico deve ser tomada com base em exames de imagem, avaliação clínica detalhada e tempo de sintomas. Em muitos casos, antes de indicar a cirurgia, é possível realizar tratamentos como infiltrações e reabilitação.
No entanto, quando mesmo com medidas terapêuticas conservadoras não há melhora da dor, a cirurgia endoscópica se apresenta como uma opção eficaz e com menor impacto na rotina do paciente.
Se você tem dor crônica na coluna, perda de força, formigamento persistente ou já tentou outros tratamentos sem sucesso, é hora de procurar um cirurgião de coluna. A avaliação individualizada é essencial para entender qual é a melhor abordagem para o seu caso.